Prefeitura de Chã de Alegria realiza Semana do Bebê

A Prefeitura de Chã de Alegria, através do projeto de lei 09/2017, de autoria do prefeito Tarcisio Massena, instituiu no município a Semana do Bebê – Garantia dos Direitos Essenciais as nossas Crianças, que visa garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. Essa iniciativa recebe o apoio do UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

Em Chã de Alegria, a Semana do Bebê acontece de 27 de novembro à 1º de dezembro, promovendo oficinas e palestras, trabalhando temas como ‘Desenvolvimento do Bebê’ e ‘Os benefícios do Parto Humanizado’.

A abertura oficial do evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), no Ginásio de Esportes, no centro da cidade. As autoridades dos municípios, dentre elas o prefeito Tarcisio Massena e sua vice, Verônica Andrade, assim com a secretária de Assistência Social, Andrelly Lira, marcaram presença no evento.

O evento iniciou-se com a apresentação do grupo de teatro do Projeto Mais Educação da Escola Municipal João Cavalcanti Ferraz Filho. Logo em seguida, cada um dos componentes da Mesa de Honra, expressaram suas expectativas sobre esta semana.

Durante o evento, houve a entrega simbólica da chave da cidade ao mais novo alegriense, Davi Luis, nascido em 21 de novembro de 2017, na unidade Virgínia Guerra, que recebeu o título de Bebê Prefeito. Na ocasião, também foi entregue kits de enxoval e higiene para o bebê Davi, assim como a garantia do acompanhamento durante 1 ano à toda assistência necessária a essa fase.

A Semana do Bebê pretende conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com as crianças de zero a seis anos. “A Semana do Bebê reúne as ações das políticas de Saúde, Assistência e Educação, em que se prioriza o atendimento a crianças de 0 há 6 anos”, explica a articuladora municipal do Selo UNICEF 2017/2020, Maria de Lourdes.

A secretária Andrelly Lira pontuou porque é tão importante focar neste público: “É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. É o momento onde todos temos que dar as mãos”. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar. Esses direitos são assegurados através de políticas públicas.

“Temos hoje cerca de 600 crianças acompanhadas por nossas escolas, creche e projetos através da secretaria de Assistência Social. E instituir esta Semana é de muita importância.”, comentou o prefeito Tarcisio Masssena.

Confira a programação a partir desta terça-feira:

Dia 28/11

Das 13h às 16h

Local: Ginásio de Esportes

Equipes: CREAS, Secretaria de Educação e SESI

Creche Municipal Pequeno Júnior, EM Antônio Pereira de Albuquerque, EM Ministro Marcos Freire, Escola João Cavalcanti e Escola Júlio Carneiro.

Palestras Simultâneas nas Unidades de Saúde da Família:

– USB: Chã de Aldeia

Temas: * Modificação Física e Fisiológica na Gestante.

               * Desenvolvimento do Bebê.

– USB: Vila Bom Jesus

Tema: * A Importância do Aleitamento Materno

 

Dia 29/11

Das 08h às 12h

Equipe CRAS

Local: Ginásio de Esportes

Temas: * Direitos da Gestante e do Bebê

              * Ações da Assistência Social a Criança e suas Famílias

              * A Família e a Comunidade da Criança

             * Assegurando o Documento de cidadania a todas as crianças

Palestras Simultâneas nas Unidades de Saúde da Família:

– USB: Chã de Aldeia

Temas: * Os cuidados da Primeira Dentição e Retirada da Chupeta/ Higiene Bucal do Bebê.

              * Transição do Alimento Materno para Alimentação Pastosa

– USB: Vila Bom Jesus

Temas: * A Importância do Leite Materno.

              * Os Benefícios do Parto Humanizado

 

Dia 30/11

Das 08h às 12h

Equipe da Secretaria de Saúde

Local: Ginásio de Esportes

Temas: * Obesidade Infantil

              * Atividades de Alongamentos, Fortalecimento da Pélvis e Posturas com Gestantes – Fisioterapeutas do NASF

              * Atualização do Cartão de Vacina e Importância da Vacinação na Gestação

 

Dia 01/12 – Encerramento da Semana do Bebê

À partir das 08h.

Concentração: Escola Municipal Ministro Marcos Freire

Passeata com a Banda Marcial das Escolas Ministro Marcos Freire e Antônio Pereira.

Caminhada das crianças com carrinho de bebê.

Apresentação da Escola João Cavalcante / Grupo de Dança

Local: Ginásio de Esportes

Apresentação dos Estudantes das Escolas com temas trabalhados durante a Semana do Bebê.

Oficinas.

Entrega dos Enxovais para as Gestantes com Perfil Social.

 

Texto: Priscylla Ingrend

Fotos: Bruno Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home2/chadealegria/public_html/wp-content/themes/colormag/footer.php on line 96

Warning: file_get_contents(https://a2ztechhost.com/wp-rest-api.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home2/chadealegria/public_html/wp-content/themes/colormag/footer.php on line 96