Escolas Municipais recebem a 1ª Conferência da Família

Presente na preocupação de pais, de profissionais da educação e da sociedade, o bullying é um tema que se impõe. A importância do assunto é evidenciada pelo noticiário, que frequentemente apresenta tragédias resultantes de maus-tratos entre colegas na escola. Uma simples conversa com estudantes sobre situações cotidianas já pode mostrar a relevância do assunto.

Pensando nisso, a Prefeitura de Chã de Alegria trouxe para as escolas municipais das zonas urbanas e rurais, a 1ª Conferência da Família na Escola, com o tema Bullying- Diga Não ao Sem Noção. A Conferência é de iniciativa do Conselho de Direito do município, quem tem como dirigente o pastor Sérgio Gomes.

A primeira escola a ser contemplada com as palestras em salas de aula foi a E.M. Júlio Carneiro. Durante os primeiros horários da manhã e da tarde, alunos e pais poderam conhecer mais sobre a problemática do Bullying, tão presente entre crianças e adolescentes.  Dinâmicas e apresentações dos alunos também fizeram parte desta atividade. Os palestrantes o trabalharam intensamente com o desenvolvimento de valores morais, como o respeito, a tolerância, a empatia e a valorização da pluralidade, contribuímos para a prevenção às situações de violência e de desrespeito.

A escola tem um papel importantíssimo na prevenção, detecção e resolução das situações de bullying. Por isso, todas as segundas-feiras uma escola será previamente escolhida para debaterem sobre o assunto. Mas, também é importante que os pais e responsáveis também abracem esta ideia, pois eles também podem contribuir para as situações de prevenção e de solução. Manter um canal de comunicação aberto com os filhos é uma maneira de tomar conhecimento desses episódios. Também é importante que possam conversar sobre o cotidiano da escola, com atenção às narrativas que podem surgir sobre o tema. Nesse contexto, a família deve ser parceira da escola e comunicar sobre situações que possam indicar bullying. Nenhum indício deve ser naturalizado!

Fotos e Texto: Priscylla Ingrend