Chã de Alegria recebe obras e ações do Plano de Retomada Econômica do Governo do Estado

O governador Paulo Câmara e sua comitiva foram recebidos, no início da tarde desta terça-feira (15), pelo prefeito Tarcisio Massena e seu vice Marcos da Roça, na Quadra Poliesportiva Municipal, em Chã de Alegria para anunciarem as ações do Plano Retomada estadual na cidade. Trata-se de conjunto de projetos para aquecer a economia do estado.

Além do governador Paulo Câmara, acompanhado de seus secretários estaduais, estiveram presentes no evento os prefeitos das cidades de Buenos Aires, Glória de Goitá, Passira, Goiana, Feira Nova, Bom Jardim, assim como o assessor especial do governador, Pedro Campos, o presidente da câmara de vereadores de Chã de Alegria, dr. Ricardo, a diretora-presidente da Compesa, Manuela Marinho, o diretor-presidente da ADEB Roberto Abreu, o diretor-presidente da IPTI Antônio Junior, o tenente coronel Paulo César, representante o Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, o tenente coronel Eriberg, representante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a diretora do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Ana Sofia, secretários estaduais, os deputados estaduais Aglailson Vitor, Henrique Filho e professor Paulo Dutra e os deputados Federais Daniel Cabral, Raul Henry, Tadeu Alencar, Carlos Veras e Eriberto Ribeiro, vereadores e secretários municipais e a população alegriense. O evento foi transmitido ao vivo pela Página Oficial da Prefeitura de Chã de Alegria, o que permitiu que mais pessoas acompanhassem o evento. (assista aqui)

A comitiva foi recepcionada por apresentações culturais alegrienses com o Maracatu Leão Vencedor, do mestre Luiz Maior e da Orquestra Tupi.

Logo em seguida, o governador recebeu, em forma de agradecimento, das mãos da diretora da EREM Costa e Silva, Isabella Tomás, uma cesta de doces regionais. A aluna Kesia e a professora do Alfabetiza, Marcia, da escola Ministro Marcos Freire, uma bandeira do município de Chã de Alegria.

Após este primeiro momento, foram assinadas as autorizações para ações e implantações em Chã de Alegria: Assinatura de Termo de Compromisso da Central de Oportunidade, que tem como objetivo ampliar o atendimento ao cidadão, beneficiando cerca de 5 mil pessoas; Assinatura da autorização da licitação da construção da Quadra Coberta do EREM Costa e Silva; Assinatura do termo de Convênio para Pavimentação de diversas ruas do município; Assinatura de Ordem de Serviço para Requalificação do Terminal Rodoviário; Assinatura do Termo de Licitação para execução de perfuração e instalação de 15 poços artesianos; Assinatura da autorização de Oferta de co-financiamento para implantação da Cozinha Comunitária; Repasse de recurso para manutenção do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, assim como a autorização para gastos eventuais; Assinatura de autorização para implantação do Programa Mãe Coruja Pernambucana; Assinatura do protocolo de intenções para construção do Centro Desportivo, a ação é um investimento de 1 milhão e 200 mil reais; Assinatura da autorização de liberação de recursos no valor de 90 mil reais para aquisição de 1 ambulância, emenda do deputado estadual Aglaílson Vitor; Assinatura de autorização para elaboração do projeto de implantação do Sistema Produtor Integrado da Mata Norte, a partir da barragem de Lagoa do Carro – o Carpinão ; Assinatura da autorização da licitação para ampliação do sistema de abastecimento de água para abastecimento de água para atender os bairros Doralice I e II; e Assinatura de Ordem de Serviço para elaboração do projeto e autorização para contratação de empresa para execução das obras de restauração da PE-40, um trecho de 21 km ligando os municípios de Glória do Goitá, Chã de Alegria e Paudalho;

Após as assinaturas, discursaram os deputados estaduais Henrique Filho e Aglaílson Vitor Eriberto Medeiros (Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco), os deputados federais Carlos Veras, Tadeu Alencar e Danilo Cabral (pré-candidato ao Governo do Estado).

O prefeito Tarcisio Massena foi o penúltimo a se pronunciar, e exaltou o quão importante é o Plano de Retomada, não apenas para o município de Chã de Alegria, mas para todo o Estado. “Hoje é um dia histórico para nossa cidade”, disse Tarcisio. Tarcisio completou dizendo que “em Chã de Alegria também temos o Plano de Retomada Municipal, onde, só no ano de 2022 já investimos cerca de 8 milhões de reais em nosso município, isso, claro, com muita parceria com os deputados Aglailson Vitor (Estadual) e Tadeu Alencar (Federal) e recursos próprios. Chã de Alegria hoje está se tornando um verdadeiro canteiro de obras, e isso com muita responsabilidade. Estamos fazendo o que prometemos ao nosso povo, estamos mudando a cara da cidade, estamos transformando a vida das pessoas que mais precisam.”

O último a discursar foi o governador Paulo Câmara. “O que a gente veio em Chã de Alegria foi anunciar um conjunto e um pacote de obras que vão sair do papel, que vão ajudar a melhorar a vida das pessoas. E foi isso que eu combinei com o prefeito Tarcisio.”, disse o governador. “E isso é fruto do esforço do trabalho e da parceria, que a gente em Pernambuco vai continuar a fazer, olhando aqueles que mais precisam”, e completou dizendo que “a gente vêm aqui hoje dizer que Pernambuco vai continuar trabalhando muito fazendo as obras, e vamos fazer a diferença na vida das pessoas, e buscando cada vez mais a gente ver retomar com muito emprego, com muita renda, com muita obra e com muito serviço em favor do povo”.

Texto: Priscylla Moura

Imagens e Transmissão ao Vivo: Bruno Freitas