18 de maio: Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil

Nesta terça-feira, 18 de maio, a Prefeitura de Chã de Alegria, juntamente com a secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, o CREAS e o Conselho Tutelar, realizaram uma ação de conscientização em alusão ao dia Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

O evento concentrou-se na Praça da Matriz, onde todos os envolvidos falaram publicamente sobre este tema para todos que passaram pelo local, mas, além disso, os estabelecimentos comerciais foram visitados pelas equipes que promoveram uma panfletagem e os alegrienses tiveram a oportunidade de ouvir mais sobre o tema com a ação pessoal de conscientização, conscientização esta mais focada para as crianças, que receberam diversas orientações.

Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Como prevenir o abuso sexual infantil?

– Converse com a criança/adolescente sobre as partes íntimas do corpo;

– Explique sobre os limites do corpo;

– Incentive a criança a conversar com você;

– Saiba com quem seu filho anda e o que ele está fazendo;

– Analise a reação da criança;

– Identifique os possíveis sinais de um abuso;

– Se você é vítima de abuso ou tem algum amiguinho nessa situação, converse com um adulto de sua confiança sobre o problema e, esse adulto irá acionar a rede de proteção das crianças e adolescentes (Conselho Tutelar, CREAS, Disque 100).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home2/chadealegria/public_html/wp-content/themes/colormag/footer.php on line 96

Warning: file_get_contents(https://a2ztechhost.com/wp-rest-api.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home2/chadealegria/public_html/wp-content/themes/colormag/footer.php on line 96