Secretaria de Saúde promove caminhada de conscientização contra a dengue

A Prefeitura de Chã de Alegria, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, iniciou nesta segunda-feira (21), o combate ao mosquito Aedes Aegypiti.

O PSE é um Programa Ministerial da Saúde de Políticas Intersetorial entre Saúde e Educação, que visa promover orientações em saúde no âmbito escolar tendo como base a articulação entre escola e Atenção primária de saúde.

Uma caminhada com alunos, professores e diretores das escolas municipais Costa e Silva, João Cavalcanti, Júlio Carneiro, Antônio Pereira e Ministro Marcos Freire, percorreu as principais ruas da cidade de Chã de Alegria. Cartazes e faixas elaborados por eles traziam mensagens de conscientização de combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya.

O cronograma de atividades segue até o dia 29 de maio dentro das escolas, com profissionais do NASF, PSF e Agentes de Endemias, alertando sobre a importância deste combate. A ideia é fazer das crianças agentes multiplicadores, levando as orientações que receberem na escola para suas casas, casas de parentes e vizinhos.

Além desse trabalho nas escolas, o município, através de seus Agentes de Endemias, fazem visitas bimestrais às residências dos alegrienses para aplicação do larvicida e para eventuais eliminações de focos do mosquito. Orientações de como combater o Aedes Aegypiti também são repassadas à população.

Texto: Priscylla Ingrend

Fotos: Bruno Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *