Secretaria de Saúde de Chã de Alegria promove ação em comemoração ao Mês da Saúde

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a prefeitura de Chã de Alegria, juntamente com a Secretaria de Saúde do município, realizou nesta quinta-feira (20) um evento que ofereceu diversas ações de maneira gratuita à população alegriense. O tema trabalhado este ano em todo o Estado foi: “Depressão. Vamos conversar?”

“Sabendo da importância de discutir este tema, trouxemos para esta ação profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Afinal, cuidar da saúde é cuidar das pessoas”, comentou a secretária de saúde, Lita Massena.

E para trabalhar o assunto, um estande do Nasf foi montado para atender as principais dúvidas dos alegrienses.

Mas as atividades não se restrigiram a trabalhar apenas este tema. A Compesa, por exemplo esteve no local oferencendo um estande socioeducativo, e também disponibilizaram uma unidade móvel para que os que tinham algo a resolver com a empresa ou gostariam de pagar suas contas podessem fazer isso de maneira mais confortável.

Para as crianças, foram disponibilizados dentistas que orientaram a maneira correta de se fazer as escovações, além de consultas, que identificavam problemas como cáries, por exemplo.

As mulheres entre 50 e 60 anos tiveram a opotunidade de realiar exames demamografia na unidade móvel do “Amigo do Peito” que atendeu 80 mulheres durante a ação. “Esse exame é muito importante, e realizado por profissionais para identificar possíveis nódulos”, comentou a enfermeira Maria da Paixão.

Dona Maria José, de 53 anos revelou que nunca tinha feito este exame e ressaltou a importância de ações como esta. “Muitos podem pagar um exame particular, mas nós que não temos condições, agradecemos a ações como estas”, conta.

Um outro estande que foi bastante visitado foi o de combate a mosquito da dengue.

A população também teve acesso à vacinações, atualização e emissão da carteirinha do SUS, palestras para os idosos, emissão da carteira do idoso, consutas ao CadÚnico e conversos digital para quem faz parte do Programa Bolsa Família.

Além disso, a secretaria de saúde também se preocupou em oferecer corte de cabelo e manicure também de maneira gratuita.

E para abrilhantar ainda mais o evento, a quadrilha junina Pé Quente de Chã de Alegria se apresentou e encantou a todos.

Imagem: Bruno Freitas