Projeto de letramento para turmas do EJA é iniciado na escola João Cavalcanti
Na última quarta-feira, 19, foi realizado a culminância do projeto de letramento com as turmas da EJA, em especial, alunos do 5.º e 6.º anos.
Há três meses surgiu a problemática de como desenvolver melhor os hábitos de leitura e escrita, e, desde então, foi pensado em metodologias de como melhor executar essas habilidades.
A partir disso, o professor de Linguagens, Dayvson Santana, desenvolveu um projeto na escola João Cavalcante Ferraz Filho, onde os alunos trabalharam diversos assuntos da nova ortografia, morfologia e sintaxe, para melhor desenvolver seus futuros textos.
Práticas de redação, resenhas, e tipologias textuais foram algumas das modalidades trabalhadas ao longo desse processo. “O intuito nunca foi formar apenas leitores, mas sim produtores textuais, pessoas capazes de ler, interpretar e produzir, o que já é uma grande conquista para a realidade de muitos neste programa. “, conta o professor Dayvson.
“O tempo foi a ferramenta mais justa para que tudo acontecesse da forma que foi planejado, e o FestEJA como foi chamado o evento, foi de fato, uma festa! Na galeria de fotos abaixo pode-se ver alguns registros dos principais momentos em que os alunos se tornam protagonistas do projeto e apresentaram seus trabalhos, leram seus textos, narraram suas experiências, entre outras coisas.”, complementou Dayvson.
A EJA está se reformulando e desenvolvendo seus conceitos de conteúdos inovadores e mais tecnológicos. Sou grato em fazer parte dessa equipe e motivar ainda mais os meus alunos a continuar nesta árdua missão que é recuperar o tempo perdido. Eles foram os protagonistas de toda ação. O meu sentimento no momento é de gratidão! Obrigado.