Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta quarta-feira, 7 de abril

O Dia Mundial da Saúde é um dia global de conscientização da saúde celebrado todos os anos em 7 de abril, sob o patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como de outras organizações relacionadas.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em 2021, a proposta pauta-se na construção de um mundo mais justo e saudável. A razão por qual escolheu-se discutir este assunto é que, em todo o mundo, a COVID-19 provou que algumas pessoas são capazes de viver vidas mais saudáveis ​​e têm melhor acesso aos serviços de saúde do que outras – devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e as condições em que nascem, crescem e vivem.

Em todo o mundo, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que paguem um salário mínimo, desigualdade, e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e sofrem de insegurança alimentar. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura. E prejudica nossas sociedades e economias.

Com isso, os líderes mundiais foram convocados para garantir que a equidade na saúde seja a peça central de nossa recuperação da COVID-19. Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, onde os sistemas de informação em saúde são configurados para identificar populações em situação de vulnerabilidade, onde a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde ocorrem as desigualdades e onde todos têm acesso à saúde e aos cuidados de saúde sem sofrer discriminação. 

A Pandemia da COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já enfrentam vulnerabilidade significativa, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas devido como resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Você Sabia que nós, brasileiros, também comemoramos o Dia Nacional da Saúde?

Pois é, além do Dia Mundial da Saúde, no dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Isso porque essa é a data de nascimento de Oswaldo Cruz (1872-1917), um importante médico sanitarista brasileiro responsável pelo combate da peste bubônica e da febre amarela no nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM OFICIAL DA COVID-19 (CORONAVIRUS)
A prefeitura de Chã de Alegria mais uma vez mostra sua responsabilidade e transparência para com a população alegriense. Aqui você terá acesso a todas as informações sobre a COVID-19 como prevenções, orientações, acesso à (decretos), e a todos os dados atualizados dos casos notificados da COVID-19 no município. Informações sobre comorbidades, área de abrangência e outras informações estarão disponíveis para a população
X
Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado