Dia do Estudante: uma data para refletir sobre os desafios do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia

Em 11 de agosto comemora-se o Dia do Estudante. Da educação básica, passando pelo ensino médio e superior, a data é uma importante homenagem a todas as crianças, jovens e adultos que buscam na Educação um futuro melhor.

A data alveja o incentivo ao ensino e a alfabetização no País, além de propiciar uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados para proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e que os preparem para sua vida profissional e social.

A data foi criada em 1927, como homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, quando em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.

Em Chã de Alegria, mesmo no período em que as aulas presenciais ficaram suspensas, no início da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura permaneceu atuando com um trabalho ativo na educação e adaptou o ensino remoto para atender todos os alunos da rede municipal.

Em relação ao atendimento educacional para os estudantes vianenses do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil, a secretária de Educação, Verônica Alves de Almeida, destacou que os alunos recebem uma coletânea impressa para aprendizagem e desenvolvimento de atividades em suas residências.
“Sempre tivemos a preocupação em fornecer o melhor suporte aos nossos estudantes. Por isso, a prefeitura priorizou um atendimento remoto de qualidade, tanto com materiais impressos, quanto com suporte online dos professores, através de aplicativos de mensagens”, disse Verônica.

Desde Junho de 2020 foram entregues mais de 1.600 materiais impressos para os alunos da rede municipal e, segundo Verônica, essa iniciativa oportuniza mais um amparo aos alunos que estão estudando em suas residências.

“Todas as 10 unidades de ensino de Chã de Alegria , com seus professores, coordenadores e diretores, se mantem à disposição dos estudantes. Hoje, devido ao risco baixo de transmissibilidade da Covid-19 que o município de Chã de Alegria se encontra, já estamos trabalhando no Plano de Retorno Seguro de todos os alunos às escolas para as atividades presenciais, que são fundamentais no suporte às atividades escolares, além da construção crítica e social dos alunos”, frisou Verônica.

Saúde, Assistência e Educação trabalhando em Conjunto

Em Chã de Alegria, a Secretaria de Educação ganha reforço das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. A saúde, disponibiliza álcool em gel e máscaras as escolas. Já a Assistência auxilia junto a Educação os alunos da Educação Especial, como também na necessidade de assistência aos alunos que precisarem neste momento de restrição.

 

Texto: Priscylla Moura

Foto: Bruno Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BOLETIM OFICIAL DA COVID-19 (CORONAVIRUS)
A prefeitura de Chã de Alegria mais uma vez mostra sua responsabilidade e transparência para com a população alegriense. Aqui você terá acesso a todas as informações sobre a COVID-19 como prevenções, orientações, acesso à (decretos), e a todos os dados atualizados dos casos notificados da COVID-19 no município. Informações sobre comorbidades, área de abrangência e outras informações estarão disponíveis para a população
X
Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado | Item do painel de navegação do teclado