Delegada Gleide Ângelo realiza palestra em Chã de Alegria na próxima segunda

A Prefeitura de Chã de Alegria, através da Secretaria de Asistência Social do município, promove na próxima segunda-feira (07/05) uma palestra sobre Violência Familiar, Feminicídio e Justiça, ministrado pela delegada Gleide Ângelo. A palestra acontecerá na Quadra Municipal de Esportes às 08h da manhã. A entrada é gratuita.

Culturalmente, em várias partes do mundo, a mulher é inferiorizada sob diversos prismas. Pior, quando é violentada até mesmo morta, em razão de costumes, tradições ou regras questionáveis sob a aura dos direitos humanos fundamentais. No Brasil, verificou-se (e ainda se constata) uma subjugação da mulher no nível cultural, que resvala em costumes e tradições. Constitucionalmente, todos são iguais perante a lei. Essa afirmação normativa não bastava, tendo em vista que as mulheres continuavam a sofrer dentro de seus lares (principalmente) inúmeras formas de violência física e psicológica. Adveio a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) contendo normas explicativas, programáticas e determinadas, com o fito de tutelar, de maneira mais eficiente, a condição do sexo feminino, em particular nos relacionamentos domésticos e familiares. O feminicídio é uma continuidade dessa tutela especial, considerando homicídio qualificado e hediondo a conduta de matar a mulher, valendo-se de sua condição de sexo feminino.

Sobre a palestrante, os pernambucanos já a conhecem por desvendar casos de grande repercusão no estado. Gleide Ângelo já passou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Homicídios, pela unidade de Roubos e Furtos e pela Delegacia de Homicídios de Olinda. Atualmente, é gestora do Departamento de Polícia da Mulher, da Policial Civil.

O objetivo de palestras como esta é conscientizar as mulheres sobre seus direitos e evitar que crimes de violência doméstica e familiar continuem acontecendo. Para denunciar você pode ligar para do Disque Mulher, através do número 180. Ou ainda para a ouvidoria da mulher, pelo 0800.2818187. O atendimento é feito 24h, todos os dias.

Texto: Priscylla Ingrend
Arte: Priscylla Ingrend

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *