Chã de Alegria é destaque em Transparência Pública na luta contra o novo coronavírus

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), divulgou na última terça- feira (7), a avaliação das ações de saúde e assistência social de combate ao novo Coronavírus que foram implementadas pelos 184 municípios pernambucanos entre os meses de maio e junho.

Este levantamento buscou verificar a disponibilização de informações, pelas prefeituras municipais do estado de Pernambuco, relacionadas às contratações e aquisições decorrentes das ações de combate à pandemia do coronavírus, bem como ao acesso à informação dado ao público em geral por meio do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) durante este período.

O estudo teve como objetivo observar o cumprimento da transparência pública por parte do Poder Público, obter um panorama das despesas com aquisições e contratações durante a pandemia, possibilitar ajustes em possíveis falhas identificadas na divulgação das informações e garantir o controle social, permitindo o acesso da população às informações.

No resultado consolidado das avaliações realizadas nos sítios oficiais e portais de transparência das prefeituras municipais do Estado, Chã de Alegria, na zona da mata norte, aparece entre os 10 municípios de melhor performance em transparência pública.

Dos 9 itens dos critérios avaliados pelo TCE, com destaque para Informações Gerais, Informações da Seção Específica do Covid -19 e do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC), o município obteve a melhor classificação (‘Atende’) em 8 deles e (‘Atende Parcialmente’) em apenas um item.

Para o prefeito de Chã de Alegria, Tarcisio Massena, o município comemora os resultados do levantamento e aprova a postura da gestão. “Em Chã de Alegria trabalhamos promovendo e incentivando todas as medidas preventivas de enfrentamento à pandemia de maneira muito transparente, com honestidade e zelo para com os recursos públicos”, concluiu.

Tabela com os critérios atendidos Pela prefeitura https://drive.google.com/file/d/1Yxy_UL8O65EP4Qu9vABzyv__WlXLdDsM/view

A tabela com os resultados pode ser acessados através do link: https://drive.google.com/file/d/1tBia-3A4-RaRsiNTeiFqvERdoRdaYLV8/view